domingo, 20 de setembro de 2015 | By: Rodrigo Pael

Erros do marketing em rádio

O profissional de marketing tem que saber que cada veículo tem uma linguagem específica e replicar um formato que deu certo em um outro canal, pode significar um erro grave.

O rádio é um dos veículos mais persuasivos que existe. Ele entra direto na mente do ouvinte e constrói ambientes sonoros, edificando, com o inconsciente do indivíduo, imagens alicerçadas com o repertório pessoal. Ou seja, uma arma poderosa.

Outra característica do rádio é que ele é sempre nossa segunda atividade. Estamos dirigindo e ouvindo rádio, estudando e ouvindo rádio, lavando o banheiro e ... Reclamando (porque lavar o banheiro é a coisa mais triste que a pessoa pode fazer - brincadeira).

Cerca de 75% das pessoas escuta rádio todos os dias. Temos diversos tipos de emissoras no Brasil: rádios ecléticas, pops, clássicas, religiosas, organizacionais, de trânsito e news.

Sabendo disso, os profissionais de marketing de grandes empresas deveriam investir com mais carinho na publicidade em rádio. Não é o que pensa algumas agências.

Na campanha eleitoral do ano passado, a candidata a deputada distrital Leila do Vôlei apenas replicava sua propaganda da TV no rádio. Na TV, aparecia o número da candidata nos geradores de caracteres (CG), mas no rádio, como eram transmitidos apenas a voz e o jingle da candidata, o eleitor que quisesse votar nela não conseguiria, pois, não saberia seu número.

Semana passada, ouvi a propaganda da Ultrafarma e foi uma aula do que não fazer. A propaganda trazia uma história entre uma velhinha, sua neta e o vendedor da drogaria. Um enredo complexo, com personagens caricatos, mas o que mais chamou a atenção negativamente foi a linguagem.

O vendedor caracterizava os remédios pelas cores, enquanto a neta chamava atenção da vó com frases como: "veja isso"; "olhe aquilo". Frases que, inegavelmente, não significam nada ao ouvinte sem estímulos visuais.
Até as grandes agências erram e, na atualidade, quem mais sofre são os ouvintes...

3 comentários:

Chico Pael disse...

Muito certo. Já percebi ditos erros.

Chico Pael disse...

Muito certo. Já percebi ditos erros.

Bárbara Oliveira disse...

Estou pensando seriamente em seguir carreira em rádio, assim que me formar. Me fascinei com o carinho em que a Magaly Prado fala sobre as rádios e as técnicas a serem empregadas, em seu livro Produção de Rádio.
Mas há algo que me deixa preocupada, você acha que as rádios podem perder para as mídias digitais no futuro?

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