domingo, 20 de setembro de 2015 | By: Rodrigo Pael

A internet é um animal vivo

Estudando um pouco da história da rede mundial de computadores para uma aula que darei em Marketing e Comportamento do Consumidor, alguns detalhes de sua evolução e da atualidade chamaram minha atenção e apontam para a vida da internet quase independente da ação humana. O que nasceu como uma estratégia militar de comunicação e compartilhamento de informações em uma batalha científica, em meio a Guerra Fria, hoje caminha livre, se alimentando de forma colaborativa, ao mesmo tempo em que rende muito para aqueles que sabem trabalhar com metadados.

Depois de sua vida na caserna, a rede mundial de computadores se torna uma forma de acadêmicos de novas tecnologia, tímidos, conhecerem gente, jogar e até paquerar. Na atualidade, a internet rivaliza com os meios tradicionais de comunicação e coloca no verbete de história muito do que aprendemos de teoria da comunicação.

O organograma matemático de um emissor que se comunica para a massa já era algo questionável quando interpretamos a comunicação como ambiente e quando levamos em consideração o papel dos líderes locais formadores de opinião. Hoje isso não se configura mais como prática. São milhares de emissores e emitem ou replicam uma mensagem, que é compartilhada por um ou por vários, atraindo ex-leitores de jornal, revistas, ex-telespectadores, dentre outros.

A mídia tradicional tenta se reinventar, monta portais de notícias, disponibiliza seu conteúdo na internet, porém enfrenta empresas que produzem conteúdo específico para a internet. Conteúdo mais barato, mais acessível, em formato apropriado e pressionando ainda mais os conglomerados.

A internet se popularizou por meio do barateamento dos seus processos, ou seja, empresários contemporâneos investem não apenas na tecnologia do artefato, mas também na tecnologia social, barateando processos e popularizando possibilidades. Nunca a internet foi tão barata e tão rápida. No que tange o aparato, ele está cada vez mais autodidata. Um exemplo claro são os smartphones, que não vem mais com manual de instrução. Não precisa, ninguém mais lê. Basta carregar a bateria, apertar um botão e sair arrastando os dedos.

No espirito colaborativo, a Wiki é a que chama mais a atenção na atualidade e comprova que a internet é um a animal vivo. Nesta plataforma, qualquer um pode atualizar informações. Um exemplo desta alimentação é o Wikipédia, uma enciclopédia universal e um dos sites mais visitados. Para garantir a qualidade das informações, existem alguns editores destacados para retirar publicações sem comprovação.


O surpreendente é que esses editores são selecionados por algoritmos que atestam as publicações anteriores destes que ainda não eram editores. Se seus textos tinham aprovação acima de 80%, se tornam editores. Ou seja, seres humanos sendo escolhidos por um sistema para realizar um trabalho gratuito. A internet como um importante animal vivo. 

0 comentários:

Postar um comentário